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Paulo Nimer Pjota
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Paulo Nimer Pjota

Paulo Nimer Pjota

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  • "Entre-temps...Brusquement, et ensuite" | 2013 | 12º Bienal de Lyon, Lyon, França
  • "Medley" | 2018 | Mendes Wood DM, São Paulo, SP
  • "O Triângulo Atlântico" | 2018 | 11a Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Porto Alegre, RS
  • "Synthesis between contradictory ideas and the plurality of the object as image II" | 2016 | Maureen Paley, Londres

Paulo Nimer Pjota

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  1. "deus com ovos"

    Paulo Nimer Pjota

    O artista Paulo Nimer Pjota, que participou do projeto “Ateliê Temporário” do Pivô em 2013, foi o convidado para a segunda edição do programa de múltiplos. Com 100% da renda destinada ao Pivô, a edição inédita é derivada da sua exposição intitulada "Medley" (2018). No múltiplo, o artista apresenta a cabeça do deus grego Apolo, fundida em bronze, e ovos de gesso pigmentado, uma referência aos ovos de boteco, representando as diferenças e semelhanças entre as alta e baixa culturas. A dualidade presente ...

    Disponibilidade: Em estoque

    • Escultura
    • Data 2018
    • Técnica bronze e gesso pigmentado
    • Dimensões (A x L x P) 30 x 27 x 32 cm
    • Edição 25 + 5PA
    R$ 6.500,00

Paulo Nimer Pjota

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São José do Rio Preto (SP), 1988 | Vive e trabalha em São Paulo (SP), Brasil

O trabalho de Paulo Nimer Pjota se desenvolve a partir da natureza de fenômenos originados coletivamente. Sua pesquisa e prática se concentram num estudo profundo sobre um tipo de iconografia popular que só pode se desenvolver por meio de processos complexos operados por incontáveis mãos. Podemos então pensar sua produção como a representação de um diálogo plural e agitado, cujos entendimentos estão sempre em transformação, percorrendo múltiplos fluxos de consciência. 

Seu interesse é, sobretudo, pelos mecanismos e processos que produzem, editam e difundem manifestações humanas numa época de internet e ultra comunicação. Por meio de ritmo, rima e repetição vêm à tona imagens que indexam as percepções comuns de um planeta globalizado e que, consequentemente, expõem suas profundas desigualdades. Com efeito, torna-se possível questionar a forma como formulamos informação e distribuímos nossos afetos, reconfigurando nossas sensibilidades para com o que nos cerca e promovendo possibilidades de interação social antes impensáveis.

Suas exposições individuais recentes incluem "The history in repeat mode — image", Mendes Wood DM, Bruxelas (2017), "The history in repeat mode — symbol", Maureen Paley / Morena di Luna, Hove (2017), "Paulo Nimer Pjota", Centro Cultural São Paulo, São Paulo (2012). Dentre as mostras coletivas, destacam-se "Painting |or| Not", The KaviarFactory, Lofoten, Noruega (2017); "Soft Power", Kunsthal KAdE, Amersfoort (2016); 19º Sesc_Videobrasil, São Paulo (2015); "Here There", Qatar Museums – Al Riwaq, Doha (2015); "Imagine Brazil", Astrup Feranley Museet, Oslo (2013) / DHC/Art Foundation for Contemporary, Montreal (2015); 12 Biennale de Lyon, Lyon (2013). Sua obra integra acervos de importantes instituições como Fundação Pinault (Veneza, Itália), Domus Collection (Hong Kong, China), MAC-Lyon (Lyon, França), Astrup Fearnley Museum of Modern Art (Oslo, Noruega), Centro Cultural São Paulo (São Paulo, Brasil), Lodoveans Collection (Londres, UK) Sesc_Videobrasil (São Paulo, Brasil), Pinacoteca de São José do Rio Preto, Brasil e Pinacoteca de Piracicaba, Brasil.

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