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Detanico Lain
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Detanico Lain

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  • "De Vermeer à Véronèse" | 2019 | Centre de Conservation du Louvre à Liévin, Liévin, França
  • "Estrutura" | 2018 | Galeria Vera Cortês, Lisboa, Portugal
  • Exposição Exposição "Alfabeto Infinito" | 2013 | Fundação Iberê Camargo
Exposição

Detanico Lain

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  1. "PERGUNTA RESPOSTA"

    Detanico Lain

    A obra faz parte da terceira Edição do Colecionador, uma colaboração entre a colecionadora Bia Yunes Guarita e os artistas: Esculturas, escrituras, PERGUNTA e RESPOSTA são construídas em segmentos de metal seguindo um código que relaciona letras e medidas. Um cubo corresponde à letra A, sucedido por blocos de comprimentos crescentes que materializam gradativamente o abecedário. As palavras estruturam-se à medida que os elementos se combinam. Na articulação das formas, o díptico "PERGUNTA RESPOSTA" compõem um jogo dialético: uma define o espaço, outra nele se...

    Disponibilidade: Em estoque

    • Escultura
    • Data 2021
    • Técnica aço 1020 com pintura eletrostática
    • Dimensões (A x L x P) 53,3 x 40,6 x 53,3 cm
    • Edição 12 + 4PA
    R$ 25.000,00

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Angela Detanico (1974), Rafael Lain (1973), Caxias do Sul, Brasil | Vivem e trabalham em Paris, França

Rapidamente se estabeleceram no cenário artístico internacional graças ao sutil questionamento dos modos de representação convencionais que nos cercam. Fascinados pelo que ultrapassa o homem e sua compreensão do mundo, eles extraem sistemas de representação e escrita do tempo, do espaço, da memória e do infinito a partir da pesquisa científica, matemática e literária. Herdado do enunciado conceitual, estabelecido na utilização de novos meios de criação sonora, gráfica e plástica, seu processo de pensamento surge em um formalismo meticuloso, despojado e poético.

Angela Detanico e Rafael Lain questionam o uso dos signos gráficos na sociedade. Eles estão particularmente interessados na noção e notação do tempo e das formas que ele pode assumir e, assim, criar novos sistemas de escrita substituindo as letras tradicionais do alfabeto por formas da vida cotidiana. Estas formas são então encenadas no espaço expositivo conferindo a esta escrita uma materialidade sem precedentes. A linguagem revela, portanto, a sua dupla função, instrumento de comunicação, mas também instrumento de leitura e questionamento de diferentes culturas. Oscilando entre a tecnologia rudimentar e a avançada, suas peças assumem formas tão diversas quanto texto, imagem, animação, som e instalação. As visões que eles apresentam são, em sua maioria, codificadas, fragmentadas ou transitórias.

Os seus trabalhos foram apresentados em diversos países, em instituições como CCS Bard Hessel Museum (USA), Jeu de Paume e Musée Zadkine (França), Museu de Arte da Pampulha (Brasil),Centro Galego de Arte Contemporánea (Espanha), ICC (Japão), Malba (Argentina), Camberwell College of Arts (Inglaterra), Württembergischer Kunstverein (Alemanha) e Optica (Canadá). Participaram em diferentes exposições internacionais como a 10ª Bienal de la Havana, 3rd Media City Seoul, Echigo-Tsumari Art Triennial 2006, Medellín 07, 26ª e 28ª Bienais de São Paulo e 8ª Bienal do Mercosul. Em 2004, receberam o prêmio Nam June Paik. Em 2007, representaram o Brasil na 52ª Bienal de Veneza

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