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Artur Lescher
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Artur Lescher

Artur Lescher

Artur Lescher

  • Instalação “Inabscência” | 2012 |  octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo, SP Instalação “Inabscência” | 2012 | octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo, SP
  • “Rio Máquina” | 2010 |Galeria Nara Roesler, São Paulo, SP “Rio Máquina” | 2010 |Galeria Nara Roesler, São Paulo, SP
  • As As "Elipses" de Artur Lescher fazem parte de coleções públicas em diversos países. Esta mede 3 metros de altura e foi executada em resina de poliéster e tinta automotiva.
  • "Suspensão" | 2019 | Estação Pinacoteca, São Paulo, SP

Artur Lescher

10 Iten(s)

   

  1. "Tessera #09 (díptico)"

    Artur Lescher

    Segundo Platão, originalmente, os seres humanos eram andróginos e felizes. Porém, os deuses os dividiram em dois. Separados de suas metades, o amor tornou-se um desejo, uma vontade de completar-se. Daí a natureza humana pela completude. Em O Banquete, Platão ilustra essa ideia, ao discorrer sobre as tésseras complementares, nos comentários de Aristófanes. A obra Tessera #09, de Artur Lescher, é uma construção em resina de poliéster que discute a ideia original de Platão sobre as almas gêmeas. A ideia do reencontro amoroso se amplia pelo complemento, possível, do enco...

    Disponibilidade: Em estoque

    • Escultura
    • Data 2022
    • Técnica resina preta
    • Dimensões (A x L x P) 17 x Ø 12 cm e 17 x Ø 6 cm
    • Edição 20 + 3PA
    R$ 18.000,00
  2. "Hélix #02"

    Artur Lescher

    Como muitas das criações de Lescher, "HÉLIX #02" exibe uma mistura habilidosa de força e fluidez, refletindo os procedimentos de suspensão, submissão e oposição de materiais que são marcas registradas do artista. Solitária em sua sustentação, a escultura revela todo o poder formal e material das escolhas de Lescher, utilizando o metal para criar objetos que ecoam o design e a funcionalidade, mas que transcende essas categorias, convidando-nos a refletir sobre nossa própria relação com o mundo material e o espaço que habitamos. A edição vem acom...

    Disponibilidade: Em estoque

    • Escultura
    • Data 2024
    • Técnica latão e linhas de multifilamento
    • Dimensões (A x L x P) 102 x ø 64 cm
    • Edição 16 + 3PA
    R$ 39.000,00
  3. "Azimute"

    Artur Lescher

    Artur Lescher desenvolveu a edição "Azimute" com exclusividade para a Carbono Galeria. Os desenhos da escultura remetem a bóias de navegação e buscam articular uma relação de raiz dupla: uma ponte entre o céu e a terra, uma associação entre o ato ancestral de se guiar através das estrelas e o ato de fincar uma estaca na terra, como uma imagem forte de ancoragem.O projeto, mesmo que da ordem da fantasia, é uma possível referência, um monumento no seu sentido mais puro e original, cuja função é nos fazer lembrar de quem somos, evocando o que &ea...

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Escultura
    • Data 2019
    • Técnica alumínio e latão
    • Dimensões (A x diâmetro) 40 x 29cm
    • Edição 15 + 3PA
    EDIÇÃO ESGOTADA
  4. "Caixa Pantográfica (prata)"

    Artur Lescher

    Representando a pesquisa mais atual de Artur Lescher, que gira em torno do mecanismo pantográfico, a segunda série que o artista fez com exclusividade para a Carbono Galeria é composta de lâminas móveis de alumínio natural ou pintadas de preto, sustentadas apenas pela estrutura de recortes. A edição acompanha certificado numerado e assinado pelo artista.

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Escultura
    • Data 2013
    • Técnica alumínio
    • Dimensões (A x L x P) 7 x 29 x 43 cm
    • Edição 15
    EDIÇÃO ESGOTADA
  5. "Caixa Pantográfica (preta)"

    Artur Lescher

    Representando a pesquisa mais atual de Artur Lescher, que gira em torno do mecanismo pantográfico, a segunda série que o artista fez com exclusividade para a Carbono Galeria é composta de lâminas móveis de alumínio natural ou pintadas de preto, sustentadas apenas pela estrutura de recortes. A edição acompanha certificado numerado e assinado pelo artista.

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Escultura
    • Data 2013
    • Técnica alumínio pintado
    • Dimensões (A x L x P) 7 x 29 x 43 cm
    • Edição 15
    EDIÇÃO ESGOTADA
  6. "Oito-Estrelo"

    Artur Lescher

    A obra propõe um desdobramento dos trabalhos "Rio de Parede" e "Rio Máquina", instalações compostas por uma grande malha de aço inoxidável que flui por cilindros de aço. Com uma pesquisa em torno da articulação de materiais, pensamentos e formas, o artista apresenta neste trabalho uma estrutura de oito pontos que, através do circuito percorrido pela malha, forma uma estrela de quatro pontas. Ao nomear a obra "Oito-Estrelo", Lescher reafirma seu interesse pelas constelações e pelas Plêiades, o aglomerado mais famoso do grupo de estrelas do céu, e ta...

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Escultura
    • Data 2018
    • Técnica tubo de inox e esteira de aço galvanizado
    • Dimensões ( A x L x P) 34 x 34 x 14 cm
    • Edição 15 + 3PA
    EDIÇÃO ESGOTADA
  7. "Sem título"

    Artur Lescher

    A obra de Artur Lescher, desenvolvida exclusivamente para a Carbono, é composta de dois pratos de porcelana branca unidos e suspensos por um fio de couro. Ao efetuar esta operação, o artista dá aos pratos, utensílios de uso corriqueiro, o status de objeto de arte. Além disso, cria uma obra que potencializa a forma do objeto propondo um novo ponto de vista para a materialidade dos elementos que utiliza. A edição vem acompanhada de certificado de autenticidade numerado e assinado.

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Escultura
    • Data 2013
    • Técnica porcelana e couro
    • Dimensões (A x L x P) 60 x 6 x 25 cm
    • Edição 30
    EDIÇÃO ESGOTADA
  8. "Sem título"

    Artur Lescher

    Na edição exclusiva de Artur Lescher para Carbono, cada uma das peças da escultura é presa ao teto por um único cabo de aço, permitindo assim o suave movimento e sua rotação. Há neste movimento uma certa indicação de sentido, de direção, em que um elemento aponta para cima e outro para baixo. Mas há também o cruzamento das peças, que de certa forma desorienta o olhar e quebra o foco de luz, colorindo as superfícies ora para o branco, ora para o cinza escuro; cruzamento que também leva ao toque das peças, e este aos ruídos do encontro.

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Escultura
    • Data 2015
    • Técnica alumínio polido
    • Dimensões (A x L x P) 4 x 4 x 65 cm
    • Edição 15
    EDIÇÃO ESGOTADA
  9. "Agá"

    Artur Lescher

    "Agá é um trabalho da série Rios, onde a estrutura formal constrói uma narrativa aberta.O desenho da peça, que se fecha em si mesmo, segue a lógica de todos os rios, de todos os cursos e discursos.Agá é um primeiro experimento para formar um vocabulário.Uma forma que se pretende como letra ou mesmo uma figura.Agá nos lembra da ideia por detrás de uma palavra."Artur Lescher   A edição vem acompanhada de certificado de autenticidade numerado e assinado pelo artista.

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Escultura
    • Data 2021
    • Técnica aço inoxidável
    • Dimensões (A x L x P) 50 x 15 x 15 cm
    • Edição 15 + 3PA
    EDIÇÃO ESGOTADA
  10. "Carbono"

    Artur Lescher

    "Artur Lescher homenageia os dez anos da Carbono por intermédio da representação ampliada de uma molécula de Carbono, elemento químico indizivelmente versátil, parte da estrutura das moléculas orgânicas e que varia da maciez do carvão à dureza do diamante, da mais intensa opacidade à transparência e luminescência. Artur faz um móbile, uma estrutura de madeira cheia de ar, a rigor um retrato íntimo não só do nosso corpo mas de tudo que há. Tudo mesmo, basta pensar no sistema solar, nas galáxias que compõem sabe-se lá que outros ...

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Escultura
    • Data 2023
    • Técnica madeira, latão e linhas de multifilamento
    • Dimensões (A x L x P) 118 x 66 x 66 cm
    • Edição 10 + 3PA
    EDIÇÃO ESGOTADA

Artur Lescher

10 Iten(s)

   

São Paulo (SP), 1962 | Vive e trabalha em São Paulo (SP), Brasil.  

A obra de Artur Lescher marca presença na arte contemporânea brasileira com instalações, esculturas e objetos que ocupam espaços com força e fluidez. Os procedimentos de suspensão, submissão e oposição de materiais estão presentes na maioria dos trabalhos do artista. Para isso, utiliza-se principalmente da madeira e do metal, criando instalações de grandes dimensões, de caráter geométrico, nas quais a relação com o espaço é um fator determinante. Já suas esculturas sustentam-se solitárias, trazendo à tona todo o poder formal e material das escolhas do artista, onde utilizando materiais diversos, como metal, pedra ou madeira, cria obras que evocam o design e lembram objetos conhecidos, mas destituídos de sua função.

Seus trabalhos integram as coleções do The Museum of Fine Arts, Houston, e Philadelphia Museum of Art (ambos nos EUA), MALBA – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Argentina), Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre outras.

O artista participou das edições de 1987 e 2002 da Bienal de São Paulo e da edição de 2005 da Bienal do Mercosul em Porto Alegre, Brasil, onde também atuou como curador. Expôs em diversas mostras na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos, além de duas mostras individuais, a primeira no Instituto Tomie Ohtake (2006), em São Paulo, e a segunda no Palais d’Iéna (2017), em Paris. Recentemente expôs na Estação Pinacoteca, em São Paulo (2019), além de apresentar individuais em diversas galerias nacionais e internacionais (contando com países como México, Uruguay, França, Espanha e Estados Unidos).

Na 19ª Bienal de São Paulo, Lescher apresentou a obra "Aerólitos", trabalho de dimensão arquitetônica composta de dois balões de onze metros de comprimento. Posteriormente o artista irá aprofundar esta pesquisa em trabalhos como "Indoor Landscape" (2005), "Cachoeira" (2006), a série de "Metaméricos" e "Rio Máquina" (2009). Este último é um trabalho que denota claramente a relação de tensão proposta pelo artista em muitos de seus trabalhos: a natureza contida, trabalhada, limpa, transformada em objeto de uso, ainda que, neste caso, estético.

Adolfo Montejo, em texto de 2009, conclui que “a última armadilha dessas esculturas é, portanto, sua natureza/forma paradoxal: aparência detida, pousada, mas vibrante. O estado latejante que não visa ser definitivo nem para elas, nem para nós”.

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