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Adriana Varejão
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Adriana Varejão

Adriana Varejão

Adriana Varejão

  • “Adriana Varejão” | 2014 | Institute of Contemporary Art (ICA), Boston, EUA | foto: Charles Mayer “Adriana Varejão” | 2014 | Institute of Contemporary Art (ICA), Boston, EUA | foto: Charles Mayer
  • "Adriana Varejão: Kindred Spirits" | 2015 | Dallas Contemporary, Texas, EUA | foto: Kevin Todora
  • “Histórias às Margens” | 2013 | Museu de Arte Moderna (MAM), RJ | foto: Eduardo Ortega “Histórias às Margens” | 2013 | Museu de Arte Moderna (MAM), RJ | foto: Eduardo Ortega
  • “Pavilhão Adriana Varejão” | 2008 (data abertura do pavilhão permanente) | Intituto Inhotim, MG | foto: Eduardo Eckenfelds “Pavilhão Adriana Varejão” | 2008 (data abertura do pavilhão permanente) | Intituto Inhotim, MG | foto: Eduardo Eckenfelds
  • “Chambre d’échos“ | 2005 | Fundação Cartier, Paris (França) | foto: Patrick Gries “Chambre d’échos“ | 2005 | Fundação Cartier, Paris (França) | foto: Patrick Gries
“Chambre d’échos“ | 2005 | Fundação Cartier, Paris (França) | foto: Patrick Gries

Adriana Varejão

4 Iten(s)

   

  1. "Castelinho de areia"

    Adriana Varejão

    "Castelo da Sereia" foi concebida na ocasião da exposição "Historias às margens" (2012, MAM RJ). Trata-se do registro de uma performance realizada pela artista na Praia do Abrico, no Rio de Janeiro. Contou com a colaboração do fotógrafo Murillo Meirelles e da figurinista Marina Franco. A obra acompanha certificado numerado e assinado pela artista.

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Fotografia
    • Data 2012
    • Técnica fotografia
    • Dimensões ( A x L) 29 x 48 cm
    • Edição 100 + 10PA
    EDIÇÃO ESGOTADA
  2. "Castelo da sereia"

    Adriana Varejão

    "Castelo da Sereia" foi concebida na ocasião da exposição "Historias às margens" (2012, MAM RJ). Trata-se do registro de uma performance realizada pela artista na Praia do Abrico, no Rio de Janeiro. Contou com a colaboração do fotógrafo Murillo Meirelles e da figurinista Marina Franco. A obra acompanha certificado numerado e assinado pela artista. *Valor da obra não inclui moldura

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Fotografia
    • Data 2012
    • Técnica fotografia
    • Dimensões ( A x L) 40 x 40 cm
    • Edição 100 + 10PA
    EDIÇÃO ESGOTADA
  3. "Elegia mineira (tríptico)"

    Adriana Varejão

    "Fiz essa obra durante o tempo que morava em Minas Gerais. Tinha acabado de ler o maravilhoso livro do Lúcio Cardoso, 'Crônica da Casa Assassinada', que fala da história de uma família em uma fazenda, onde a casa é como se fosse um grande organismo vivo. Esse trabalho fala da memória, da intimidade, das entranhas descobertas, das testemunhas silenciosas. Como se costuma dizer, as paredes têm ouvidos."  Adriana Varejão  A obra acompanha certificado numerado e assinado pela artista.

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Fotografia
    • Data 2012
    • Técnica fotografia digitalizada
    • Dimensões (A x L) 25 x 16 cm (cada)
    • Edição 10 + 3PA
    EDIÇÃO ESGOTADA
  4. "Olho carnívoro"

    Adriana Varejão

    O retrato do olho da artista foi feito em 2013, na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Então grávida de nove meses, Adriana Varejão estava em meio a produção de uma série sobre plantas carnívoras.A foto foi inspirada na planta Dioneia que tem a estrutura de captura formada por dois lóbulos unidos pela base e presos na ponta de cada uma das folhas. A planta também é conhecida como Vênus papa-moscas, em alusão à deusa romana do amor e da fertilidade.

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Fotografia
    • Data 2013-2016
    • Técnica fotografia digitalizada
    • Dimensões ( A x L) 20 x 16 cm
    • Edição 100 + 10 PA
    EDIÇÃO ESGOTADA

Adriana Varejão

4 Iten(s)

   

Rio de Janeiro (RJ), 1964 | Vive e trabalha no Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Adriana Varejão iniciou sua carreira nos anos 1980, desenvolvendo desde cedo uma linguagem vigorosa e muito singular. Pintora por excelência, transita também por outras mídias como fotografia, gravura, instalação. A artista alarga os limites da pintura, valendo-se de táticas barrocas como simulação, justaposição e paródia para
criar obras híbridas que dialogam constantemente com a arquitetura e a escultura. Azulejos barrocos ou ordinários, carnes e cortes, seres míticos ou imaginários fazem
parte do rico léxico que a artista utiliza para contar suas histórias. Poético e político, seu trabalho joga luz sobre referências culturais diversas, subvertendo conteúdos e
discursos da história dita oficial e nos abrindo constantemente para novas possibilidades tanto narrativas quanto formais.


Ao longo de quase quatro décadas, Varejão ganhou mostras de destaque nos principais museus do Brasil e em grandes instituições internacionais. Suas exposições
individuais recentes incluem Adriana Varejão: Suturas, fissuras, ruínas, Pinacoteca de São Paulo, São Paulo, Brasil (2022); Talavera, Gagosian, Nova York, USA (2021); Por
uma retórica canibal, MAM – Museu de Arte Moderna de Salvador; MAMAM — Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife, Brasil (2019); Otros Cuerpos
Detrás, Museo Tamayo, Cidade do México, México (2018); Transbarroco, The Sowden House, Los Angeles, (2017); Kindred Spirits, Dallas Contemporary, Dallas, USA (2015). Participou de inúmeras mostras coletivas no Brasil e em vários outros países. Esteve presente em bienais como as de São Paulo (1994 e 1998), SITE Santa Fe, Novo México (2004), Bucharest (2008); Istanbul (2011); Coimbra, Portugal (2015). Adriava Varejão recebeu o Prêmio Mário Pedrosa (artista de linguagem contemporânea), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e o Grande Prêmio da Crítica, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pela exposição “Histórias às margens”, realizada entre 2012 e 2013 no MAM-SP, MAM-Rio e no MALBA, em Buenos Aires.


Sua obra está presente nas coleções do Instituto Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais (pavilhão permanente); Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu de Arte de São
Paulo (MASP); Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ); Museu de Arte do Rio (MAR); TATE (Londres); Fundação Cartier (Paris), Fundação la Caixa (Barcelona); Stedelijk Museum (Amsterdam); Fundação Serralves, Porto; Museu de Arte Moderna de Sintra, (Portugal); The Metropolitan Museum; Solomon R. Guggenheim (Nova York), Museum of Contemporary Art San Diego, L.A.; Dallas Museum of Art, Texas (USA); Hara Museum, Tóquio (Japão). 

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