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Adriana Varejão
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Adriana Varejão

Adriana Varejão

Adriana Varejão

  • “Adriana Varejão” | 2014 | Institute of Contemporary Art (ICA), Boston, EUA | foto: Charles Mayer “Adriana Varejão” | 2014 | Institute of Contemporary Art (ICA), Boston, EUA | foto: Charles Mayer
  • "Adriana Varejão: Kindred Spirits" | 2015 | Dallas Contemporary, Texas, EUA | foto: Kevin Todora
  • “Histórias às Margens” | 2013 | Museu de Arte Moderna (MAM), RJ | foto: Eduardo Ortega “Histórias às Margens” | 2013 | Museu de Arte Moderna (MAM), RJ | foto: Eduardo Ortega
  • “Pavilhão Adriana Varejão” | 2008 (data abertura do pavilhão permanente) | Intituto Inhotim, MG | foto: Eduardo Eckenfelds “Pavilhão Adriana Varejão” | 2008 (data abertura do pavilhão permanente) | Intituto Inhotim, MG | foto: Eduardo Eckenfelds
  • “Chambre d’échos“ | 2005 | Fundação Cartier, Paris (França) | foto: Patrick Gries “Chambre d’échos“ | 2005 | Fundação Cartier, Paris (França) | foto: Patrick Gries
“Chambre d’échos“ | 2005 | Fundação Cartier, Paris (França) | foto: Patrick Gries

Adriana Varejão

5 Iten(s)

   

  1. "Elegia mineira (tríptico)"

    Adriana Varejão

    "Fiz essa obra durante o tempo que morava em Minas Gerais. Tinha acabado de ler o maravilhoso livro do Lúcio Cardoso, 'Crônica da Casa Assassinada', que fala da história de uma família em uma fazenda, onde a casa é como se fosse um grande organismo vivo. Esse trabalho fala da memória, da intimidade, das entranhas descobertas, das testemunhas silenciosas. Como se costuma dizer, as paredes têm ouvidos."  Adriana Varejão  A obra acompanha certificado numerado e assinado pela artista.

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Fotografia
    • Data 2012
    • Técnica fotografia digitalizada
    • Dimensões (A x L) 25 x 16 cm (cada)
    • Edição 10 + 3PA
    EDIÇÃO ESGOTADA
  2. "Castelinho de areia"

    Adriana Varejão

    "Castelo da Sereia" foi concebida na ocasião da exposição "Historias às margens" (2012, MAM RJ). Trata-se do registro de uma performance realizada pela artista na Praia do Abrico, no Rio de Janeiro. Contou com a colaboração do fotógrafo Murillo Meirelles e da figurinista Marina Franco. A obra acompanha certificado numerado e assinado pela artista.

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Fotografia
    • Data 2012
    • Técnica fotografia
    • Dimensões ( A x L) 29 x 48 cm
    • Edição 100 + 10PA
    EDIÇÃO ESGOTADA
  3. "Castelo da sereia"

    Adriana Varejão

    "Castelo da Sereia" foi concebida na ocasião da exposição "Historias às margens" (2012, MAM RJ). Trata-se do registro de uma performance realizada pela artista na Praia do Abrico, no Rio de Janeiro. Contou com a colaboração do fotógrafo Murillo Meirelles e da figurinista Marina Franco. A obra acompanha certificado numerado e assinado pela artista. *Valor da obra não inclui moldura

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Fotografia
    • Data 2012
    • Técnica fotografia
    • Dimensões ( A x L) 40 x 40 cm
    • Edição 100 + 10PA
    EDIÇÃO ESGOTADA
  4. "Olho carnívoro"

    Adriana Varejão

    O retrato do olho da artista foi feito em 2013, na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Então grávida de nove meses, Adriana Varejão estava em meio a produção de uma série sobre plantas carnívoras.A foto foi inspirada na planta Dioneia que tem a estrutura de captura formada por dois lóbulos unidos pela base e presos na ponta de cada uma das folhas. A planta também é conhecida como Vênus papa-moscas, em alusão à deusa romana do amor e da fertilidade.

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Fotografia
    • Data 2013-2016
    • Técnica fotografia digitalizada
    • Dimensões ( A x L) 20 x 16 cm
    • Edição 100 + 10 PA
    EDIÇÃO ESGOTADA
  5. "A carne"

    Adriana Varejão

    "Adriana Varejão realizou uma xilogravura, impressão que se obtém cortando diretamente uma chapa de madeira, produzindo uma imagem semelhante as postas de “charque” das laterais arrebentadas de suas “paredes”. Suas obras que entretecem pintura com escultura e arquitetura, que aludem diretamente ao custo humano das construções, dizem respeito ao modo como impregnamos tudo e, em consequência, somos também impregnados. As coisas estão vivas, lembra Adriana, que corta a madeira como um pedaço de carne e dela extrai uma imagem sanguínea." Agnaldo Farias   A ediç&atild...

    Disponibilidade: Sem estoque

    • Gravura
    • Data 2023
    • Técnica xilogravura
    • Dimensões (A x L) 64 x 35,5 cm
    • Edição 20
    EDIÇÃO ESGOTADA

Adriana Varejão

5 Iten(s)

   

Rio de Janeiro (RJ), 1964 | Vive e trabalha no Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Adriana Varejão iniciou sua carreira nos anos 1980, desenvolvendo desde cedo uma linguagem vigorosa e muito singular. Pintora por excelência, transita também por outras mídias como fotografia, gravura, instalação. A artista alarga os limites da pintura, valendo-se de táticas barrocas como simulação, justaposição e paródia para
criar obras híbridas que dialogam constantemente com a arquitetura e a escultura. Azulejos barrocos ou ordinários, carnes e cortes, seres míticos ou imaginários fazem
parte do rico léxico que a artista utiliza para contar suas histórias. Poético e político, seu trabalho joga luz sobre referências culturais diversas, subvertendo conteúdos e
discursos da história dita oficial e nos abrindo constantemente para novas possibilidades tanto narrativas quanto formais.


Ao longo de quase quatro décadas, Varejão ganhou mostras de destaque nos principais museus do Brasil e em grandes instituições internacionais. Suas exposições
individuais recentes incluem Adriana Varejão: Suturas, fissuras, ruínas, Pinacoteca de São Paulo, São Paulo, Brasil (2022); Talavera, Gagosian, Nova York, USA (2021); Por
uma retórica canibal, MAM – Museu de Arte Moderna de Salvador; MAMAM — Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife, Brasil (2019); Otros Cuerpos
Detrás, Museo Tamayo, Cidade do México, México (2018); Transbarroco, The Sowden House, Los Angeles, (2017); Kindred Spirits, Dallas Contemporary, Dallas, USA (2015). Participou de inúmeras mostras coletivas no Brasil e em vários outros países. Esteve presente em bienais como as de São Paulo (1994 e 1998), SITE Santa Fe, Novo México (2004), Bucharest (2008); Istanbul (2011); Coimbra, Portugal (2015). Adriava Varejão recebeu o Prêmio Mário Pedrosa (artista de linguagem contemporânea), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e o Grande Prêmio da Crítica, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pela exposição “Histórias às margens”, realizada entre 2012 e 2013 no MAM-SP, MAM-Rio e no MALBA, em Buenos Aires.


Sua obra está presente nas coleções do Instituto Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais (pavilhão permanente); Pinacoteca do Estado de São Paulo; Museu de Arte de São
Paulo (MASP); Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ); Museu de Arte do Rio (MAR); TATE (Londres); Fundação Cartier (Paris), Fundação la Caixa (Barcelona); Stedelijk Museum (Amsterdam); Fundação Serralves, Porto; Museu de Arte Moderna de Sintra, (Portugal); The Metropolitan Museum; Solomon R. Guggenheim (Nova York), Museum of Contemporary Art San Diego, L.A.; Dallas Museum of Art, Texas (USA); Hara Museum, Tóquio (Japão). 

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