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Mariana Palma +

"#aflordapalma (2 unidades)" (cód. 1)

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  • Data 2021
  • Técnica tatuagem temporária
  • Dimensões (A x L) 27x36 cm (cartela)
  • Edição ilimitada

DISPONIBILIDADE IMEDIATA

R$ 180,00
em até 10x de R$ 19,89*
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  • em até 8x de R$ 24,19*
  • em até 9x de R$ 21,80*
  • em até 10x de R$ 19,89*

As tatuagens são parte de uma pesquisa recente de Mariana Palma sobre o suporte da obra. As imagens escolhidas, derivadas do seu trabalho em aquarela, evocam um corpo íntimo, que carrega ao mesmo tempo força e delicadeza.

Em suas pinturas, as composições de tecidos, muitas vezes inspirados em posições de dança ou teatro, tem os corpos velados dando destaque às diferentes texturas e movimentos. Este mesmo corpo ausente agora se consolida como suporte, tornando-se veste, invertendo a lógica da permanência do objeto de arte e convidando a experimentar.

As fotografias das tatuagens foram desenvolvidas em colaboração com Cássia Tabatini (fotógrafa, editora e diretora da Fort Magazine).

Mais obras deste artista

Mariana Palma

São Paulo, Brasil, 1979. | Vive e trabalha em São Paulo

 

Mariana Palma cria espaços pictóricos únicos, construídos pela justaposição de elementos de famílias distantes. Nas grandes telas de cores saturadas, azulejos convivem com folhagens, ralos com anêmonas, cortinas de teatro com flores, tecidos estampados, drapeados e desfiados. Nas aquarelas e fotografias, elementos naturais e artificiais geram híbridos improváveis. O resultado são composições inesperadamente harmônicas e enigmáticas que, ao causar certo estranhamento, convidam o espectador a tomar tempo para observação. A contemplação revela indícios genéticos. O grandeur, a dramaticidade, a exuberância emocional, a vitalidade, a construção do movimento, o uso de texturas contrastantes e materiais luxuosos revelam o diálogo com a pintura barroca dos séculos 16 e 17, evocando reflexões sobre a sensualidade, a efemeridade da beleza, o bombardeio de imagens da atualidade. O uso de cores puras remete aos pintores flamengos, enquanto os sutis efeitos perspécticos sugerem o domínio da lição renascentista (e sua subversão). A artista parte dos pressupostos da tradição pictórica para abordar suas inquietações. As referências filtram o repertório emocional e geram um trabalho em que o aparente transbordamento de elementos segue, no fundo, uma organização precisa.

Formou-se em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP em 2001, foi contemplada em 2006 o Prêmio Aquisição da Casa do Olhar, Santo André, em 2005 com o Prêmio Aquisição do Museu de Arte de Ribeirão Preto, e em 2003 com o Prêmio Aquisição do Museu de Arte Contemporânea de Campinas e o Prêmio Exposição Individual do SESC Ribeirão Preto.

Entre as exposições individuais destacam-se: Lumina, curadoria de Pryscila Gomes, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil (2020); Soma, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil (2017); Deságue, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil (2012); Desenhos, Sesc Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, Brasil (2010).

Participou de diversas exposições coletivas, entre elas: Studiolo XXI - Desenho e Afinidades, curadoria de Fátima Lambert, Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, Évora, Portugal (2019); Da Terra Brasilis à Aldeia Global, curadoria de Denise Mattar, Espaço Cultural Unifor, Fortaleza (2018); A Luz que Vela o Corpo é a Mesma que Revela a Tela, Caixa Cultural, Rio de Janeiro (2017); Máquina do Mundo - Obras da Coleção Fabio Szwarcwald, Z42 Arte, Rio de Janeiro (2016); Piece by Piece - Building a Collection, Kemper Museum of Contemporary Art, Kansas, USA (2015); Casa Triângulo no Pivô, Pivô, São Paulo (2014); This is Brazil! 1990-2012, Palacio de Exposiciones y Congresos, A Coruña, Espanha (2012); Os Primeiros Dez Anos, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2011); Realidades - Desenho Contemporâneo Brasileiro, SESC Pinheiros, São Paulo (2011); Investigações Pictóricas, MAC Niterói, Rio de Janeiro (2009); Nova Arte Nova, CCBB, Rio de Janeiro; Poéticas da Natureza, MAC, São Paulo (2009); Mono#Cromáticos – Vertentes na Arte Contemporânea Brasileira, Galeria Mário Sequeira, Braga, Portugal (2007), entre outras.

Suas obras integram as coleções do Instituto Itaú Cultural, São Paulo; Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Ribeirão Preto; Museu de Arte Contemporânea de Campinas; Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Coleção Banco Itaú S.A., São Paulo; e Prefeitura Municipal de Santo André, Santo André.

Galerias representantes

Galeria Millan, São Paulo

Destaques da carreira

Mariana Palma

  • Lumina | 2020 | Instituto Tomie Ohtake, SP | foto: Filipe Berndt Lumina | 2020 | Instituto Tomie Ohtake, SP | foto: Filipe Berndt
  • Soma | 2017 | Casa Triângulo, SP | foto: Filipe Berndt Soma | 2017 | Casa Triângulo, SP | foto: Filipe Berndt
  • Deságue | 2012 | Casa Triângulo, SP | foto: Edouard Fraipont Deságue | 2012 | Casa Triângulo, SP | foto: Edouard Fraipont
Deságue | 2012 | Casa Triângulo, SP | foto: Edouard Fraipont
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